segunda-feira, 9 de junho de 2008

Utilidade pública

Postado por Eliane às 15:19

Os ovários são dois órgãos, um de cada lado do útero, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e por acolher os óvulos que a mulher traz consigo desde o ventre materno. Algumas mulheres podem desenvolver cistos nos ovários, isto é, pequenas bolsas que contêm material líquido ou semi-sólido. São os ovários policísticos, que normalmente não têm importância fisiológica, mas que em torno de 10% estão associados a alguns sintomas. A síndrome de ovários policísticos (SOP) caracteriza-se pelo aparecimento de inúmeros cistos na superfície dos ovários, que geralmente são folículos com ou sem óvulos. A diferença entre cisto no ovário e ovário policístico está no tamanho e no número de cistos.

A Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) é uma das doenças endócrino-metabólicas mais comuns, com prevalência em mulheres adultas de 5 a 10% e na adolescência em torno de 3% a 8%. A síndrome do ovário policístico é uma doença complexa e heterogênea, e na grande maioria dos casos não tem nenhuma importância fisiológica, mas que em cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva está associada a um conjunto de manifestações como alterações menstruais, geralmente com longos intervalos entre os ciclos, aparecimento de pelos no corpo, acne e obesidade (Costa et al, 2007).

Segundo o estudo de Ehrmann (2004), essa síndrome se caracteriza ainda por apresentar anovulação, uma alteração no funcionamento dos ovários, capaz de alterar a produção, maturação ou liberação normal de óvulos. Esta alteração pode ser intencional - como a induzida pelas pílulas anticoncepcionais - ou endógena, infertilidade e hiperandrogenismo (condição biológica na qual o organismo feminino é invadido por quantidades anormalmente elevadas de substâncias androgênicas) e acontece nessa população de 10% que manifesta sintomas, estando ainda associada frequentemente à obesidade, dislipidemias, hipertensão e diabetes tipo II.

O hiperandrogenismo no sexo feminino pode ocasionar quadro clínico de severidade variável, incluindo aumento de pelos devido a taxa hormonal masculina alta, puberdade precoce, seborréia, síndrome metabólica e disfunção psicológica entre outros sintomas.

A síndrome dos ovários policísticos tem relevância na nutrição quando, através de diagnóstico prévio de um médico, forem detectadas patologias que necessitem de intervenção nutricional como pacientes que possuam síndrome metabólica ou diabetes tipo II por exemplo, e ainda segundo a literatura a sintomatologia que incomoda essas mulheres se agravaria em casos de sobrepeso e obesidade, portanto a manutenção do peso para mulheres com ovários policísticos é uma forma de prevenção dos sintomas.

Muitas mulheres que têm ovário policístico reclamam de aumento de peso, segundo Rogerio et al, 2000. Não há um consenso se é a doença que provoca o aumento de peso ou o aumento de peso que piora os sintomas da doença. Atualmente, a teoria mais aceita na fisiopatologia da SOP é uma resistência periférica à insulina, com relação ao receptor, levando a uma hiperinsulinemia. Essa mesma falha no receptor para insulina ao nível adrenal propicia uma maior produção de DHEA e SDHEA e ao nível ovariano leva a um aumento na produção de androstenediona e testosterona. A obesidade é do tipo andróide com uma relação cintura quadril elevada. É difícil fazer com que estas pacientes diminuam de peso, em parte porque há falhas na lipólise dos adipócitos secundários à presença de resistência à insulina. A obesidade aumenta, junto com a resistência à insulina, o risco cardiovascular e de diabetes. Estima-se que entre 40 a 50% das mulheres com Síndrome do Ovário Policístico são obesas.

Um trabalho conduzido por Melo et al, de 2001, demostrou ainda uma possível inter-relação entre a SOP, o IMC, a leptina e a insulina. Como a obesidade e a hiperinsulinemia são encontradas, freqüentemente, em pacientes portadoras da SOP, acreditou-se que a leptina pudesse fazer parte do mecanismo fisiopatológico desta síndrome, agindo sobre a esteroidogênese ovariana e sobre a secreção das gonadotropinas. Entretanto, sua real participação ainda é alvo de controvérsia na literatura e mais estudos ainda são necessários para comprovar essa relação.

Um estudo conduzido por Costa et al, 2007, demonstrou a prevalência de síndrome metabólica em mulheres com SOP. Segundo esse mesmo estudo, as mulheres com SOP têm maior propensão para desenvolver doenças cardiovasculares. Não só em casos evidentes de mulheres obesas, que por possuírem maior distribuição abdominal de gordura tem risco maior de desenvolver síndrome metabólica, mas também em mulheres com sobrepeso e até com IMC dentro dos limites de normalidade, desde que a SOP esteja presente.

A conduta dietoterápica nesses casos é a mesma adotada para cada patologia da síndrome metabólica e é importante um acompanhamento individual e personalizado, baseado na sintomatologia de cada mulher. Como regra geral, as pacientes com manifestações clínicas e sobrepeso ou obesidade precisam controlar o peso para melhorar sua qualidade de vida, portanto uma dieta com baixas calorias, baixa ingestão de gorduras e açúcares simples auxiliaria nesse controle.

Texto retirado do site: http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/rsop.shtml

3 Charmosas passaram aqui!!:

Vânia Almeida on 9 de junho de 2008 às 17:11 disse...

Gostei!!!Muito boa Mary!Nós mulheres temos que estar por dentro desses assuntos, sabe como é, mulher tem de tudo!!Então vamos nos ligar e cair na real, saber sobre tudo tb.

bjos

Vânia Almeida on 9 de junho de 2008 às 17:14 disse...

Ah, esqueci de ti dizer, te linkei no meu cuidandodocorpo.blogspot.com

xêro!
Vânia

Anônimo disse...

Eu tenho SOP. Há anos... E por experiência própria hj eu sei q ela não pode mais ser usada como desculpa para minha desatenção com meu corpo. A SOP influencia no sobrepeso, mas o sobrepeso tb influencia a SOP. O ideal é cuidar da saúde de maneira global. cuidando do meu peso sinto alterações na SOP. Isso é um alívio! rs Buscar a saúde é o único caminho. :-) Bem legal este texto, moça! Boa terça pra vc.

 

Eliane a caminho do sucesso!! Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare