
Dá para comer de tudo sem pôr a dieta em risco
Saiba dosar as porções e estimule o paladar para emagrecer sem monotonia
Carne vermelha, manteiga, comida congelada, refrigerantes... Alguns alimentos confundem a cabeça de quem está de dieta. Qual a quantidade certa para não prejudicar a saúde? Eles são liberados? Quais nutrientes ou substâncias possuem e que devemos prestar atenção?
Essas são dúvidas muito comuns, principalmente no início da dieta. A nutricionista Roberta Stella, ressalta alguns alimentos que são importantes para o organismo mas, ao mesmo tempo, devem ser consumidos com parcimônia. Roberta explica que, sabendo os prós e contras desses alimentos, é possível que eles façam parte da alimentação sem colocar em risco a saúde.
A seguir, alguns alimentos que escondem algum perigo.
- Carne vermelha: a carne é excelente fonte de proteínas, ferro e vitamina B12. Por outro lado ela é fonte de gordura ruim para a saúde do coração e das artérias, chamada de gordura saturada e de colesterol. Não por esses fatores negativos que ela deve ficar fora do cardápio. Opte pelos cortes magros, retire a gordura aparente dela e, principalmente, alterne a ingestão da carne bovina com aves e peixes.
- Refrigerantes light, diet ou zero: apesar de não possuírem calorias, isso não é motivo para que eles sejam consumidos desmedidamente. Em excesso, prejudicam a digestão e dão uma falta sensação de saciedade divido à presença de gás. Não possuem nenhum nutriente importante para o organismo e, por isso, a melhor opção são sucos naturais ou, até mesmo, a água. Se for ingerir junto com uma refeição, limite a um copo (250 mL) e, assim, a digestão dos alimentos não será prejudicada.
- Enlatados: normalmente, eles apresentam uma elevada quantidade de sal, fator que está associado com o desenvolvimento de pressão alta. Dê sempre prioridade para os alimentos frescos, evitando a ingestão inadequada e excessiva de sal.
- Embutidos (frios): muitos deles são ricos em gorduras saturadas, colesterol e sal. Presunto gordo, presunto Parma, mortadela, salame estão entre os vilões. Se o desejo é o controle do ponteiro da balança, as melhores opções são as versões light. Consumir todos os dias peito de peru é monótono e as versões com menor teor de gordura podem ser utilizadas como substituição.
- Ovo: entra ano e sai ano e sempre aparece alguma notícia sobre o ovo . Hoje, pode-se ler que está liberado e, no mês seguinte, ele é condenado. Uma coisa é fato: a gema é rica em colesterol e, por isso, deve ser evitada por pessoas que tem o histórico de colesterol elevado. Se for fazer uma omelete, utilize mais claras do que gemas. Se for consumi-lo cozido, facilmente pode-se descartar a gema. Agora, frito é um perigo para quem quer emagrecer. Nem que queira fazer uma fritada de claras.
0 Charmosas passaram aqui!!:
Postar um comentário